Espinho comemorou Dia da República

, 0 comentários

Etiquetas: , , ,

A Banda da Cidade de Espinho tocou a Hino Nacional no feriado alusivo ao Dia da República (5 de Outubro 2010). Os sons musicais ecoaram desde o largo defronte ao edifício camarário e depois em pleno Museu Municipal de Espinho, onde foi inaugurada uma exposição que historia cem anos da República, com particular destaque para os primeiros tempos de um centenário que no concelho, como no pais, se regista com pompa e circunstância.

Oportunidade esta para a vereadora da Cultura, Manuela Aguiar, destacar "os contributos de homens e mulheres" ao longo de cem anos é para "reflexão!". O vereador da Câmara Municipal, Vicente Pinto, aproveitou também a oportunidade para elogiar" o trabalho desenvolvido em prol da cultura de Espinho" por Manuela Aguiar.

"Fala-se muito da Alameda 8 e da dinâmica que tem transmitido a Espinho, mas também há trabalho de museologia e de biblioteca e por isso há que registar igualmente a dinâmica que a vereadora tem proporcionado a Espinho", referiu Vicente Pinto.

Esta exposição "Rostos da República" irá estar patente no FACE, até 14 de Novembro.


EXPOSIÇÃO "RECRIAÇÃO DE UMA SALA DE AULAS NOS INÍCIOS DA REPÚBLICA"

No passado dia 5 de Outubro, na sequência das Comemorações do Centenário da República Portuguesa, procedeu-se à inauguração da Exposição: "Recriação de uma Sala de Aulas dos inícios da República", no Fórum de Arte e Cultura de Espinho

A Exposição estará patente até final do mês de Novembro, possibilitando o contacto dos mais novos, e também dos mais crescidos, com o ambiente de uma sala de aula em que a república se fazia sentir.

O novo regime, a República, preocupou-se desde cedo com a Instrução e a Educação, não só dos mais pequenos, como dos adultos, numa busca incessante da reforma da mentalidade portuguesa que se encontrava atrasada em relação à Europa, claramente devido à Monarquia.

A sala de aulas era o local privilegiado para a troca de conhecimentos!

Esta Sala de Aula, possui um cantinho dedicado ao divertimento, em que os brinquedos ganham vida após longos anos. O cantinho, intitulado de "Recreio dos Meus Avós!", pretende dar a conhecer aos mais novos as brincadeiras do passado, tornando-as intemporais e infinitas.
Os objectos do artesão Manuel António ( http://brincarcomoantigamente.blogspot.com/ ) foram um pouco essencial no dia da inauguração. Uns queriam reviver os tempos de criança, enquanto outros procuravam entender e desvendar o mistério dos brinquedos do passado.


Fonte:Espinhotv

0 Response to "Espinho comemorou Dia da República"

Enviar um comentário

    Seguidores