República inspira comício na praça

, 0 comentários

Etiquetas: , , , , , ,

Colectividades de Espinho fazem recriação junto à Câmara

Cerca de 150 pessoas recriaram em Espinho um comício republicano, à imagem dos que ocorreram na cidade há 100 anos. Vestidos à época, mulheres e homens do povo, misturaram-se com republicanos e monárquicos. Até houve um vendedor de banha da cobra.

Tudo começou como uma qualquer tarde de há 100 anos. Lavradores passeavam nos Paços do Município, divertindo-se a posar para o fotógrafo à la minuta, a assistir ao teatro de robertos ou a ouvir música de rua.

Num canto da praça, um vendedor de banha da cobra apregoava os milagres da pomada, feita nas profundezas da selva Amazónia: “Dor de cabeça, dor de joelho, dor de cotovelo, mal dos pés, unhas encravadas. Esta pomada faz bem a tudo, só não faz bem às más-línguas”.

O ar bucólico da tarde depressa desapareceria. Do alto da varanda da Câmara, um republicano acusou a Monarquia, “libertina e sanguinária”, de ter deixado o povo na “ignorância e debaixo da escravidão”. O discurso inflamou os ânimos. E ouviu-se a gritar que “os partidos monárquicos já não têm mais arte para iludir”.

Sob o olhar atento da Guarda Republicana a cavalo, seguiram-se confrontos verbais entre republicanos e monárquicos, com alguns empurrões à mistura. Isto enquanto umas feministas falavam das virtudes do novo regime.

Pelo meio, ainda houve um quiosque a “arder”. Os Bombeiros Voluntários de Espinho apagaram as chamas com uma bomba braçal.

No fim, tudo acabou de forma pacífica.Espinho era uma cidade na vanguarda, onde havia lugar para todos os sentimentos políticos,explicou a vereadora da Cultura, Manuela Aguiar.


Fonte: JN

0 Response to "República inspira comício na praça"

Enviar um comentário

    Seguidores