Mostrar FACE a toda a gente

, 0 comentários

Etiquetas: , , , , ,

Aberto há um ano e quando se prepara para a primeira grande exposição de pintura, o Fórum de Arte e Cultura de Espinho conquista cada vez mais visitantes, embora de fora do concelho. A Câmara admite que a maioria dos espinhenses ainda desconhece o espaço.

As paredes pintadas de vermelho facilmente fariam crer que o Fórum de Arte e Cultura de Espinho (FACE), criado na antiga fábrica conserveira Brandão Gomes, só muito dificilmente passaria despercebido.

O certo, porém, segundo a vereadora da Cultura da Câmara de Espinho, Manuela Aguiar, é que serão muitos os habitantes do concelho que ainda não visitaram o espaço inaugurado há pouco mais de um ano e onde funciona aquele que é o primeiro museu do concelho dedicado à arte xávega e aos pescadores, bem como à memória deixada pela conserveira.

"Temos aqui um espaço lindíssimo em termos arquitectónicos. Os artistas ficam encantados sempre que aqui expõem, mas, para grande tristeza minha, passa ao lado de muitos espinhenses", lamentou Manuela Aguiar.

A autarca quer mudar tal cenário, e o mais depressa possível, seja apostando em exposições onde possa dar a conhecer artistas plásticos de Espinho ou de alguma forma ligados ao concelho, muitos deles já consagrados, bem como permitir a exibição de novos talentos.

"No próximo dia 4 de Setembro vamos inaugurar aquela que será a primeira grande exposição de pintura do FACE. Será uma mostra de obras de várias fases do trabalho do Mestre António Joaquim, que por acaso é da Feira, mas que tem fortes laços a Espinho. Será a primeira vez que iremos ocupar as duas galerias com a mesma exposição", explicou Manuela Aguiar.

Recorde-se que parte de uma das galerias começou por ser ocupada por uma empresa, resultante de um protocolo estabelecido com a anterior Câmara, situação que muito indignou o arquitecto Nuno Lacerda Lopes, responsável pela requalificação da antiga conserveira. Entretanto, a empresa mudou-se para um outro local dentro do FACE, libertando o espaço nobre.

Manuela Aguiar diz que no esforço para transformar o FACE num espaço atractivo reveste-se de importância vital o lançamento de concursos públicos para entregar os espaços que estão desocupados. A autarca gostaria de ver nascer cafetarias com esplanadas viradas para o mar.


Fonte:JN

0 Response to "Mostrar FACE a toda a gente"

Enviar um comentário

    Seguidores