Senhora da Ajuda volta ao centro

, 0 comentários

Etiquetas: , , , , , ,

Festividades de Espinho serão na Alameda 8, onde terá lugar um concerto de Tony Carreira com entrada livre.
No regresso das festividades em honra da Nossa Senhora da Ajuda ao centro de Espinho, depois de um interregno de vários anos devido ao rebaixamento da linha férrea, um concerto do cantor Tony Carreira com entrada livre é a grande atracção.

Se ainda subsistiam receios por parte da população de que a REFER viesse a colocar entraves à localização da festa na zona à superfície liberta pelo enterramento da linha, não há razões para tal.

Aquela que é a maior festa popular e religiosa do concelho vai mesmo voltar ao seu lugar tradicional. É o regresso às origens, depois de alguns anos em que a festa, partida ao meio entre a zona do Rio Largo e as imediações do pavilhão da Académica, perdeu o brilho que todos os anos arrastava milhares de pessoas a Espinho.

Assim, e partindo de Norte para Sul, o espaço da festa terá início defronte da Capela de Santa Maria Maior, mais conhecida por Capela da Senhora da Ajuda, na agora chamada Alameda 8. Onde agora está instalada a feira do livro, serão montados os dois tradicionais coretos que servirão de palco a bandas filarmónicas.

A sul da estação e numa extensão de cerca de 900 metros, ficará então o grosso da festa. Até à Rua 33, serão instalados equipamentos de diversão como máquinas de jogos e matraquilhos. Será também ali que funcionará uma área de alimentação e ainda uma feira de artesanato, de doces e produtos regionais.

A sul da Rua 33 será então a vez dos equipamentos de diversão, carrosséis e afins, os tais que mais dúvidas levantavam.

Segundo o presidente da Junta de Espinho, Rui Torres, agora responsável também pela Comissão de Festas, criada para o efeito, a REFER impôs algumas condições, como não danificar nem perfurar a tela protectora do túnel subterrâneo e não permitir a circulação exaustiva de veículos.

Assim sendo, a área da placa servirá sobretudo como zona pedonal, ficando os carrosséis e outros equipamentos do género instalados a nascente e a poente da placa, sendo que os que necessitam de fazer perfurações para manter a estabilidade e segurança, ficarão sobre terra.

No final do terrado, frente à estação do Vouguinha, irá ser criado um espaço de aparcamento de automóveis e autocarros.

Quanto aos concertos, que são muitos, previstos, incluindo o de Tony Carreira, marcado para a noite de dia 18, terão lugar num palco na Alameda 8, sensivelmente no mesmo local onde existe o actual.


Fonte: JN

0 Response to "Senhora da Ajuda volta ao centro"

Enviar um comentário

    Seguidores