Espinho comemorou Dia da República

, 0 comentários

Etiquetas: , , ,

A Banda da Cidade de Espinho tocou a Hino Nacional no feriado alusivo ao Dia da República (5 de Outubro 2010). Os sons musicais ecoaram desde o largo defronte ao edifício camarário e depois em pleno Museu Municipal de Espinho, onde foi inaugurada uma exposição que historia cem anos da República, com particular destaque para os primeiros tempos de um centenário que no concelho, como no pais, se regista com pompa e circunstância.

Oportunidade esta para a vereadora da Cultura, Manuela Aguiar, destacar "os contributos de homens e mulheres" ao longo de cem anos é para "reflexão!". O vereador da Câmara Municipal, Vicente Pinto, aproveitou também a oportunidade para elogiar" o trabalho desenvolvido em prol da cultura de Espinho" por Manuela Aguiar.

"Fala-se muito da Alameda 8 e da dinâmica que tem transmitido a Espinho, mas também há trabalho de museologia e de biblioteca e por isso há que registar igualmente a dinâmica que a vereadora tem proporcionado a Espinho", referiu Vicente Pinto.

Esta exposição "Rostos da República" irá estar patente no FACE, até 14 de Novembro.


EXPOSIÇÃO "RECRIAÇÃO DE UMA SALA DE AULAS NOS INÍCIOS DA REPÚBLICA"

No passado dia 5 de Outubro, na sequência das Comemorações do Centenário da República Portuguesa, procedeu-se à inauguração da Exposição: "Recriação de uma Sala de Aulas dos inícios da República", no Fórum de Arte e Cultura de Espinho

A Exposição estará patente até final do mês de Novembro, possibilitando o contacto dos mais novos, e também dos mais crescidos, com o ambiente de uma sala de aula em que a república se fazia sentir.

O novo regime, a República, preocupou-se desde cedo com a Instrução e a Educação, não só dos mais pequenos, como dos adultos, numa busca incessante da reforma da mentalidade portuguesa que se encontrava atrasada em relação à Europa, claramente devido à Monarquia.

A sala de aulas era o local privilegiado para a troca de conhecimentos!

Esta Sala de Aula, possui um cantinho dedicado ao divertimento, em que os brinquedos ganham vida após longos anos. O cantinho, intitulado de "Recreio dos Meus Avós!", pretende dar a conhecer aos mais novos as brincadeiras do passado, tornando-as intemporais e infinitas.
Os objectos do artesão Manuel António ( http://brincarcomoantigamente.blogspot.com/ ) foram um pouco essencial no dia da inauguração. Uns queriam reviver os tempos de criança, enquanto outros procuravam entender e desvendar o mistério dos brinquedos do passado.


Fonte:Espinhotv

"Nova" Escola Gomes de Almeida inaugurada

, 0 comentários

Etiquetas: , , ,

As "novas" e modernas instalações da Escola Secundária Dr. Gomes de Almeida foram inauguradas no passado dia 5 de Outubro, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado da Justiça e da Modernização Judiciária, José Magalhães, do presidente da Câmara Municipal de Espinho, Pinto Moreira e outros ilustres convidados.

E, apesar de se tratar de um moderno e bonito equipamento escolar, que custou cerca de 7,9 milhões de euros, não escapou a algumas críticas, quer por parte dos docentes, da Associação de Pais e do presidente da Câmara, nomeadamente no que respeita à falta de um pavilhão gimnodesportivo adequado, a inexistência de um polivalente, a falta de funcionários auxiliares de acção educativa e a exígua cantina/refeitório. Um recado que José Magalhães ficou de transmitir "a quem tem responsabilidade directa de coordenação desta matéria".

Este dia, que assinalou também o Centenário da Implantação da República, ficou marcado para esta escola, que teve uma intervenção a fundo, de requalificação, que preencheu quase dois anos lectivos.

O Director da Escola Secundária, José Augusto Vieira, depois de ser descerrada uma placa na entrada do bloco principal, começou por mostrar o novo equipamento ao membro do Governo e aos convidados, numa visita guiada que foi desde a Biblioteca, passando pelo pavilhão gimnodesportivo e que terminou no auditório onde teve lugar, antes de um Porto de Honra, a cerimónia de inauguração.



Fonte:Espinhotv

Prémios RFM Ernesto 2010

, 0 comentários

Etiquetas: , , , , , , , , , , , ,

Vem aí o grande evento do ano!
A Rádio Popular apresenta Prémios RFM Ernestos 2010!

Dia 6 de Novembro realiza-se na Nave de Espinho a 1ª edição dos Prémios RFM – Ernestos 2010- uma noite cheia de grandes músicas que vai reunir no mesmo palco....

Xutos e Pontapés
David Fonseca
Pedro Abrunhosa
João Pedro Pais
Luis Represas
Tim
Miguel Gameiro
Taxi
Ezspecial
Santos e Pecadores
Fingertips
Hands on Approach

Depois das actuações ao vivo destes 12 grandes nomes da música portuguesa, a noite vai terminar com uma after party abrilhantada por 4 Djs :Diego Miranda e D’jay Rich, Carlos Manaça e Phil Kay

Os bilhetes para os Prémios RFM – Ernestos 2010 dia 6 de Novembro na Nave de Espinho já estão à venda:
www.ticketline.pt, www.ctt.pt, Lojas Fnac, Worten, Agências de Viagem Abreu, Agências ABEP e Alvalade, Megarede, Espinho - Centro Multimeios e Posto de Turismo, e na bilheteira do recinto no dia do evento. Reservas (Ticketline): 351 707234234.

Os Prémíos RFM Ernestos 2010 foram roubar o seu nome a um dos mais populares momentos do Café da Manhã - "Ernesto ou Nestes" em que todos os dias às 9.20h um dos milhares de ouvintes inscritos neste passatempo tenta encontrar um Ernesto ligando para um numero à escolha.

Até ao dia da festa, à 6ª feira quem vai procurar Ernestos na RFM são alguns dos músicos que vão participar na festa. 6a feira, dia 24 de Setembro o primeiro músico que procurou Ernestos foi Luis Represas. Dia 1 de Outubro foi a vez dos Taxi. (recorda tudo clicando em cima em videos).

Ano após ano, dezenas de músicos, técnicos, roddies percorrem o país tocando nos mais diversos locais, actuando ao vivo desde as maiores cidades do interior às mais pequenas vilas do litoral. Com as suas músicas transportam- nos para lugares distantes, levando-nos a viajar pelas suas emoções, a cantar até cansar a voz. No dia a dia, as suas músicas embalam-nos na rádio, mexem-nos, tocam-nos.

Milhares nas Festa da N. Srª D'Ajuda

, 0 comentários

Etiquetas: , , , , ,

É em boa hora que Espinho abre as portas da sua cidade para receber milhares de pessoas, como já não acontecia há algum tempo. Mas que grande festa foi esta em honra da padroeira da cidade, Nossa Senhora D'Ajuda. Como espinhenses estamos orgulhosos e é assim que todos devem estar.

De 11 a 20 de Setembro, foram muitos aqueles e de vários lados do país que vieram até Espinho, para assistir a concertos, ver a majestosa procissão ou divertir-se nos carros de choque e noutros divertimentos existentes ao longo da Alameda 8. A restauração, a hotelaria e o comércio tradicional agradeceu e espera ver mais festas assim.


A organização está de parabéns, pois conseguiu atingir os seus objectivos e proporcionar aos Espinhenses algo que há muito tempo não viviam.

Para além do programa profano, que contou com nomes como Avô Cantigas, 3 Marias, uma noite de Stand Up, Foxrot, Tekos, Mesa, Corvos com Banda do Exército, artistas espinhenses ( José Raúl, Bernardo Henrique, Olga Duarte, José Manuel Baptista, Freddy Carvalho, Paulo Sérgio, Bandaneia, SOS, Calypso e Brisa do Mar), e o grande Tony Carreira, … para além disto, houve também tempo para o programa mais religioso. Com a procissão a ser o ponto mais alto dos festejos religiosos.

Podia-se dizer que foi uma procissão como todas as outras, mas estaríamos a mentir. Saíram à rua mais de duas dezenas de andores, pelo mesmo percurso mas com a particularidade deste estar muito mais colorido. Isto porque o grupo "EVida" colocou mãos à obra e as 15 mulheres que constituem este grupo, juntaram cada uma mais de 10 pessoas e todas elas e durante a noite de sábado para domingo criaram bonitos tapetes em honra desta padroeira. Foi uma grande responsabilidade de dotar as principais artérias da cidade, por onde desfilou a procissão, com bonitos tapetes de flores. Desde as 3 da manhã até às 11 da manhã, o trabalho foi imenso. Mas no final o fabuloso trabalho estava à vista. Os milhares de pessoas que passaram pela rua 19, 18, 8, 23 e rua 2, não se cansaram de fotografar e de apreciar esta majestosa obra de arte. Estas mulheres e homens estão de parabéns.

A Câmara Municipal de Espinho, a Junta de Freguesia de Espinho estão também de parabéns por terem dado a oportunidade de voltarmos a viver estes momentos na nossa terra. Sabemos que existem coisas a melhorar, houve de certeza algumas problemas que têm de ser evitados em próximos eventos, mas no geral são os bons momentos que ficam na memória e estas imagens que temos aqui vão ajudar a recordar.



Fonte: Espinhotv

Justiça: Tribunal de Espinho julga burlas de 750 mil euros a companhias de seguros

, 0 comentários

Etiquetas: , , , ,

O Tribunal de Espinho julga, na Nave Desportiva daquela cidade, 43 pessoas acusadas de simularem acidentes, causando prejuízos a seguradoras superiores a 750 mil euros.

A escolha do local deve-se ao número elevado de arguidos, que impossibilitaria o julgamento nas exíguas salas de audiências do Palácio da Justiça.

Cinco seguradoras constituíram-se assistentes num processo que vai a tribunal na sequência de uma investigação da PSP que concluiu que os suspeitos estariam envolvidos num esquema para simular 138 acidentes de viação, entre 2000 e 2006.


Fonte: JN

Socorro no túnel ferroviário de Espinho

, 0 comentários

Etiquetas: , , , , ,

Socorro no túnel ferroviário de Espinho só é possível a pé.
Acesso de emergência não satisfaz entidades.
O túnel ferroviário de Espinho não é acessível a viaturas de socorro. Em situação de acidente ou incêndio, os bombeiros só conseguem entrar e sair do túnel a pé, por escadas por onde são obrigados a evacuar possíveis vítimas, mesmo que feridas e em maca.


O Plano de Emergência Integrado do Túnel e Apeadeiro de Espinho, a que o JN teve acesso, comprova que os acessos de emergência são apenas escadas.

E se a situação já de si é preocupante e muito complicada em termos do esforço que implica para as equipas de socorro, segundo o presidente da Junta de Espinho, Rui Torres, o caso ganha proporções ainda mais graves se atendermos ao facto de existirem saídas de emergência apenas de um dos lados do túnel.

“É inacreditável que não tenham equacionado a hipótese de ter de evacuar um comboio parado no túnel, imaginemos em chamas, exactamente do lado das saídas de emergência que, neste caso, é o poente. Tal cenário obrigaria as pessoas a percorrer várias dezenas de metros num piso altamente irregular até chegar à saída mais próxima. Isto para não falar do penoso que seria para crianças, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida”, disse o autarca que fez parte da direcção dos Bombeiros de Espinho.

É exactamente essa corporação que há muito reivindica por uma viatura especial, capaz de circular na estrada e sobre carris, com todos os equipamentos necessários no combate ao fogo, além de macacos hidráulicos, grua, entre outras características.

Segundo Rui Torres,ainda antes do início da obra de rebaixamento da linha férrea, foi dada a conhecer ao executivo da Câmara de então a necessidade de tal viatura, tendo aquele, ao que tudo indica, transmitido a preocupação à REFER.

“Foi dito que os carris iriam ficar ao nível do solo, tipo embutidos, como acontece na linha do metro de superfície do Porto, o que permitiria a circulação de qualquer veículo. Acontece que os carris não foram construídos dessa forma”, recordou Rui Torres, que adiantou que, na altura, a dita viatura especial foi orçada em cerca de 300 mil euros.

“Sabemos que, enquanto bombeiros, temos de estar preparados fisicamente para subir e descer escadas nas piores das situações, mas se pudermos tornar mais rápido o socorro de pessoas e bens, devemos-lo fazer. Se há meios capazes de tornar isso possível há que lutar por eles”, frisou Moisés Couto, comandante dos Bombeiros Voluntários de Espinho, que defende que tal veículo deveria ser financiado sobretudo pelo Estado já que ficaria ao serviço para qualquer situação.

Questionado sobre o assunto, o vereador da Protecção Civil, Quirino de Jesus, disse que a REFER lhe garantiu que todas as questões de segurança no túnel estavam ponderadas e asseguradas as condições de socorro.

Fonte: JN

Exposição " Rostos da República"

, 0 comentários

Etiquetas: , , , , ,

Irá estar patente no Museu Municipal de Espinho, de 5 de Outubro a 14 Novembro, a exposição "Rostos da República". A inauguração desta exposição acontecerá no dia 5 de Outubro pelas 12 horas. O facto de se trabalhar biografias ligadas, de alguma forma, ao regime político que vigorou em Portugal entre Outubro de 1910 e Maio de 1926, partiu da ideia de que poderia tentar fazer a história da primeira fase da República Portuguesa com base na vida e obra dos seus mais interventivos protagonistas.


Como refere o historiador Marc Bloch " a história é o estudo do homem no tempo e no espaço". Assim, e partindo dessa premissa, estudamos masculinas e femininas que atravessam o tempo curto e o espaço geográfico e politico da designada Primeira República, ou daqueles que não tendo vivido esse período, para ele contribuíram com o seu pensamento e acção. O resultado da pesquisa culminou na elaboração de 87 biografias, a partir das quais foram elaboradas sessenta painéis para a Galeria do Museu Municipal de Espinho e itinerância por municípios portugueses e cinquenta para a exposição que vai estar patente ao público em Brunoy, cidade francesa geminada com Espinho. O catálogo da exposição, com uma edição em língua francesa, reúne todos rostos que foram estudados.

Fonte: C.M. Espinho

Rostos da República

, 0 comentários

Etiquetas: , , , , , ,



"Rostos Vivos da República: Maria José Ritta"

Espinho tem a honra de receber, na próxima quinta -feira, dia 30 de Setembro,
pelas 21:00 h, no Centro Multimeios, a visita de uma exemplar personalidade da República, que nos vem falar de si, da sua visão do mundo, das suas causas humanistas, da sua vida extraordinária como "Primeira -Dama", durante uma década. Maria José Ritta estará à conversa com Margarida Pinto Correia e connosco, num ambiente informal, de tertúlia, onde não faltarão pequenos apontamentos de dança (pelo Núcleo de Dança Contemporânea - Movimento) e de música (2pra Jazz). Estão todos convidados!


Fonte: C.M.Espinho

Homenagem ao Mestre António Joaquim

, 0 comentários

Etiquetas: ,

No próximo sábado, dia 2 de Outubro, a exposição "António Joaquim - Pintura" encerra ao público.
A Câmara Municipal de Espinho vai aproveitar a ocasião para prestar uma singela homenagem a um dos grandes mestres da pintura portuguesa. O evento ocorrerá na Galeria de Exposições Temporárias no Museu Municipal de Espinho, pelas 16h00 e contará com a participação da Banda de Música de Espinho e da Tuna Musical do ISVOUGA.

Karting Espinho - 02 de Outubro

, 0 comentários

Etiquetas: ,


Condicionamento de Trânsito na Festa da Nª Srª da Ajuda

, 0 comentários

Etiquetas: , ,

Festa Nª Srª da Ajuda na Alameda 8

, 0 comentários

Etiquetas: , , , ,

Carros fora da marginal de Espinho durante o Verão

, 0 comentários

Etiquetas: , , , , , , , , , , ,

Acessos e bandeiras azuis dão esperança a comércio que definhou com enterramento da via-férrea.
A marginal de Espinho fecha ao trânsito no sábado e até 15 de Setembro. A medida agrada a comerciantes que criarão esplanadas nas baias de estacionamento. Juntando-se isto às cinco bandeiras azuis e à nova Alameda 8 prevê-se o melhor Verão dos últimos sete anos.

Muito criticada no Verão passado, a medida de cortar o trânsito automóvel na Rua 2 parece ter sido recebida com agrado este ano pela esmagadora maioria dos comerciantes.

Segundo o vereador do Ambiente e Serviços Básicos da Câmara de Espinho, Quirino de Jesus, a marginal ficará cortada entre as ruas 23 e 35 todos os dias e não apenas aos fins-de-semana e feriados como aconteceu o ano passado.

E sendo poucos os lugares de estacionamento, a ideia é levar os automobilistas a deixar os carros a norte, junto ao Rio Largo, e a sul, no parque subterrâneo do Fórum de Arte e Cultura. O acesso às praias poderá ainda durante o mês de Julho vir a ser feito de comboio turístico.

Ainda segundo o vereador, o estradão existente a nascente do túnel ferroviário e que serviu de acesso às máquinas ao norte da zona balnear aquando das obras de reparação do esporão, irá ser alcatroado e aberto ao trânsito.

Uma solução que vem de encontro às reivindicações dos concessionários de bares e de praias que muito desesperaram desde o início da obra de rebaixamento da linha-férrea, concluída há dois anos, até agora, já que a requalificação do espaço liberto à superfície continua longe.

“Foram seis anos muito complicados”, recordou Luís Carvalho, da Federação Portuguesa de Concessionários de Praias.

Quem também muito se queixou foram os comerciantes, como Emília Gilvaz Ramos, responsável por uma das seis lojas resistentes do Centro Comercial Solverde 2, onde antes existiam 30 estabelecimentos.

“Passamos aqui as passas do Algarve. Conseguimos manter-nos à custa de muita ginástica financeira”, confessou.

Por sua vez, o patrão da Solverde, Manuel Violas, que gere o aparthotel com o mesmo nome e o casino de Espinho, acredita que parte dos 14% da quebra no volume de negócios verificada o ano passado é consequência do estado em ficou o centro de Espinho após a conclusão do rebaixamento da linha-férrea.

“O que tínhamos ali era um gueto”, criticou Manuel Violas que, durante o tempo em que a empreitada foi levada a cabo procurou afastar as atenções do estaleiro que tinha em frente do casino com iluminações tipo Las Vegas. E no interior, foram gastos cerca de oito milhões de euros numa nova configuração do espaço e em novas máquinas.

O tal gueto, pelo menos em parte, foi recentemente transformado na chamada Alameda 8, um espaço com relvados, um parque infantil, um “skatepark”, uma praça da alimentação com barraquinhas de comes e bebes, uma feira do livro, palco para concertos e um ecrã gigante para os jogos do Mundial. A situação é provisória, mas satisfez muita gente.

“É apenas um remedeio, mas está a ser bem sucedido”, fez notar Manuel Violas.

Soma-se a conquista de cinco bandeiras azuis, o maior número de sempre. “É uma garantia de qualidade e segurança que atrairá mais pessoas às praias. Temos esperança que, tudo junto, este Verão corra bem melhor”, concluiu Luís Carvalho.


Fonte:JN

República inspira comício na praça

, 0 comentários

Etiquetas: , , , , , ,

Colectividades de Espinho fazem recriação junto à Câmara

Cerca de 150 pessoas recriaram em Espinho um comício republicano, à imagem dos que ocorreram na cidade há 100 anos. Vestidos à época, mulheres e homens do povo, misturaram-se com republicanos e monárquicos. Até houve um vendedor de banha da cobra.

Tudo começou como uma qualquer tarde de há 100 anos. Lavradores passeavam nos Paços do Município, divertindo-se a posar para o fotógrafo à la minuta, a assistir ao teatro de robertos ou a ouvir música de rua.

Num canto da praça, um vendedor de banha da cobra apregoava os milagres da pomada, feita nas profundezas da selva Amazónia: “Dor de cabeça, dor de joelho, dor de cotovelo, mal dos pés, unhas encravadas. Esta pomada faz bem a tudo, só não faz bem às más-línguas”.

O ar bucólico da tarde depressa desapareceria. Do alto da varanda da Câmara, um republicano acusou a Monarquia, “libertina e sanguinária”, de ter deixado o povo na “ignorância e debaixo da escravidão”. O discurso inflamou os ânimos. E ouviu-se a gritar que “os partidos monárquicos já não têm mais arte para iludir”.

Sob o olhar atento da Guarda Republicana a cavalo, seguiram-se confrontos verbais entre republicanos e monárquicos, com alguns empurrões à mistura. Isto enquanto umas feministas falavam das virtudes do novo regime.

Pelo meio, ainda houve um quiosque a “arder”. Os Bombeiros Voluntários de Espinho apagaram as chamas com uma bomba braçal.

No fim, tudo acabou de forma pacífica.Espinho era uma cidade na vanguarda, onde havia lugar para todos os sentimentos políticos,explicou a vereadora da Cultura, Manuela Aguiar.


Fonte: JN

Fogo no túnel ferroviário sem meios de combate

, 1 comentários

Etiquetas: , , , ,

Corporação de Espinho alerta para a necessidade de ter uma viatura própria para situações deste tipo.

Um incêndio no túnel ferroviário de Espinho só com muita dificuldade seria debelado. A convicção é do comandante dos Bombeiros Voluntários de Espinho, Moisés Couto, que diz que nem eles nem os Bombeiros Voluntários Espinhenses, a outra corporação do concelho, possuem viatura de combate ao fogo própria para circular em túneis com carris.

“Aquando da obra de enterramento da linha, os engenheiros da REFER disseram-nos que não era normal haver incêndios em túneis, mas acontece que nós não estamos aqui à espera do normal. Nós que estamos no terreno temos de estar preparados para essa eventualidade e, neste caso, não estamos”, explicou Moisés Couto.

“A CP tem um carro-oficina para esse tipo de situações mas, como é evidente, tem muitos constrangimentos, começando pelo facto de antes de chegar ao local ter de fazer desviar outras composições que andem na linha”, acrescentou.

O investimento na referida viatura é, assim, uma necessidade, mas os parcos recursos da corporação não o permitem. “Temos de fazer contas todos os dias. Não há mecenas como antigamente”, fez notar o presidente da direcção da Associação Humanitária, Joaquim Conde Figueiredo.

É verdade que temos um subsídio anual da Autarquia de 22,5 mil euros, porém já não o recebemos há três anos?, continuou.
A falta de dinheiro revela-se também na necessidade de novos equipamentos de protecção individual e de uma nova viatura pesada de combate a fogos florestais, com mais carga de água, que desse uma maior força de intervenção.

“Apesar de tudo, não podemos vacilar. A direcção geme para conseguir as coisas que precisamos e é verdade que não podemos partir para outros voos, mas dá-nos sempre garantia de poder prestar sempre um serviço de qualidade”, explicou Moisés Couto.

Um dos tais voos seria o de ter um novo quartel operacional. O actual, na Rua 16, o mesmo de há 115 anos, encontra-se verdadeiramente estrangulado em pleno centro da cidade.
Segundo Conde Figueiredo, a velha ideia se de construir um novo espaço no antigo quartel do Formal, em Silvalde, actualmente ao abandono, está de novo a ser objecto de conversações com a Câmara que já admitiu ceder o local às duas corporações.

“Não se trata para já da tão falada fusão, mas apenas de criar um agrupamento entre as duas associações de forma a podermo-nos candidatar a fundos comunitários e construirmos um quartel operacional como deve ser”, concluiu Conde Figueiredo.


Fonte:JN

Mostrar FACE a toda a gente

, 0 comentários

Etiquetas: , , , , ,

Aberto há um ano e quando se prepara para a primeira grande exposição de pintura, o Fórum de Arte e Cultura de Espinho conquista cada vez mais visitantes, embora de fora do concelho. A Câmara admite que a maioria dos espinhenses ainda desconhece o espaço.

As paredes pintadas de vermelho facilmente fariam crer que o Fórum de Arte e Cultura de Espinho (FACE), criado na antiga fábrica conserveira Brandão Gomes, só muito dificilmente passaria despercebido.

O certo, porém, segundo a vereadora da Cultura da Câmara de Espinho, Manuela Aguiar, é que serão muitos os habitantes do concelho que ainda não visitaram o espaço inaugurado há pouco mais de um ano e onde funciona aquele que é o primeiro museu do concelho dedicado à arte xávega e aos pescadores, bem como à memória deixada pela conserveira.

"Temos aqui um espaço lindíssimo em termos arquitectónicos. Os artistas ficam encantados sempre que aqui expõem, mas, para grande tristeza minha, passa ao lado de muitos espinhenses", lamentou Manuela Aguiar.

A autarca quer mudar tal cenário, e o mais depressa possível, seja apostando em exposições onde possa dar a conhecer artistas plásticos de Espinho ou de alguma forma ligados ao concelho, muitos deles já consagrados, bem como permitir a exibição de novos talentos.

"No próximo dia 4 de Setembro vamos inaugurar aquela que será a primeira grande exposição de pintura do FACE. Será uma mostra de obras de várias fases do trabalho do Mestre António Joaquim, que por acaso é da Feira, mas que tem fortes laços a Espinho. Será a primeira vez que iremos ocupar as duas galerias com a mesma exposição", explicou Manuela Aguiar.

Recorde-se que parte de uma das galerias começou por ser ocupada por uma empresa, resultante de um protocolo estabelecido com a anterior Câmara, situação que muito indignou o arquitecto Nuno Lacerda Lopes, responsável pela requalificação da antiga conserveira. Entretanto, a empresa mudou-se para um outro local dentro do FACE, libertando o espaço nobre.

Manuela Aguiar diz que no esforço para transformar o FACE num espaço atractivo reveste-se de importância vital o lançamento de concursos públicos para entregar os espaços que estão desocupados. A autarca gostaria de ver nascer cafetarias com esplanadas viradas para o mar.


Fonte:JN

Senhora da Ajuda volta ao centro

, 0 comentários

Etiquetas: , , , , , ,

Festividades de Espinho serão na Alameda 8, onde terá lugar um concerto de Tony Carreira com entrada livre.
No regresso das festividades em honra da Nossa Senhora da Ajuda ao centro de Espinho, depois de um interregno de vários anos devido ao rebaixamento da linha férrea, um concerto do cantor Tony Carreira com entrada livre é a grande atracção.

Se ainda subsistiam receios por parte da população de que a REFER viesse a colocar entraves à localização da festa na zona à superfície liberta pelo enterramento da linha, não há razões para tal.

Aquela que é a maior festa popular e religiosa do concelho vai mesmo voltar ao seu lugar tradicional. É o regresso às origens, depois de alguns anos em que a festa, partida ao meio entre a zona do Rio Largo e as imediações do pavilhão da Académica, perdeu o brilho que todos os anos arrastava milhares de pessoas a Espinho.

Assim, e partindo de Norte para Sul, o espaço da festa terá início defronte da Capela de Santa Maria Maior, mais conhecida por Capela da Senhora da Ajuda, na agora chamada Alameda 8. Onde agora está instalada a feira do livro, serão montados os dois tradicionais coretos que servirão de palco a bandas filarmónicas.

A sul da estação e numa extensão de cerca de 900 metros, ficará então o grosso da festa. Até à Rua 33, serão instalados equipamentos de diversão como máquinas de jogos e matraquilhos. Será também ali que funcionará uma área de alimentação e ainda uma feira de artesanato, de doces e produtos regionais.

A sul da Rua 33 será então a vez dos equipamentos de diversão, carrosséis e afins, os tais que mais dúvidas levantavam.

Segundo o presidente da Junta de Espinho, Rui Torres, agora responsável também pela Comissão de Festas, criada para o efeito, a REFER impôs algumas condições, como não danificar nem perfurar a tela protectora do túnel subterrâneo e não permitir a circulação exaustiva de veículos.

Assim sendo, a área da placa servirá sobretudo como zona pedonal, ficando os carrosséis e outros equipamentos do género instalados a nascente e a poente da placa, sendo que os que necessitam de fazer perfurações para manter a estabilidade e segurança, ficarão sobre terra.

No final do terrado, frente à estação do Vouguinha, irá ser criado um espaço de aparcamento de automóveis e autocarros.

Quanto aos concertos, que são muitos, previstos, incluindo o de Tony Carreira, marcado para a noite de dia 18, terão lugar num palco na Alameda 8, sensivelmente no mesmo local onde existe o actual.


Fonte: JN

Alameda 8 - Espinho Verão 2010

, 0 comentários

Etiquetas: , ,

PRÉMIO EM ITÁLIA PARA A ANIMAÇÃO “AIRPORT TUNNEL”

, 0 comentários

Etiquetas: , ,

“Airport Tunnel” do realizador Vítor Hugo, produzido pela Olivetreedance e Filmógrafo, no estúdio de animação do Cine-Clube de Avanca, acaba de ser distinguida em Itália com o 2ºPrémio da secção “inventa un Cartoon” no “Lenola Film Festival – International Competition of Short Films on a Theme – Inventa un Film”.
“Airport Tunnel” é uma viagem mágica através do som da banda “OliveTreeDance” e relembra a rua como o palco livre de todos os artistas que embelezam o nosso dia-a-dia. Sendo uma curta-metragem musical, o grafismo de Vítor Hugo acentua a ambiência sonora que é o ponto de partida de todo o trabalho.
Tendo estreado no Festival AVANCA’09 e de novo exibido no AVANCA’10, “Airport Tunnel” foi entretanto seleccionado e exibido em festivais de Leipzig, Milão, Montpellier, Bialystock, São Petersburgo, Atenas, Osnabruck, Estugarda, Melbourne, Zlín, Seoul, entre vários outros eventos em Portugal e no estrangeiro.
Vítor Hugo, natural de Espinho, estudou desenho na ESAP – Escola Superior Artística do Porto, trabalhou no Atelier de Animação do CINANIMA e no estúdio de animação do Cine-Clube de Avanca, nomeadamente na primeira longa-metragem do cinema de animação português “Até ao tecto do Mundo”.
O Festival de Lenola, realiza-se na região italiana do Lácio, Província Latina, entre Nápoles e Roma, tendo terminado no passado domingo dia 1 de Agosto, a sua 13ª edição e premiado obras de vários países da América e Europa.
“Airport Tunnel” estará entretanto em competição na Áustria no “Alpinale Short Film Festival” entre 10 e 14 de Agosto e em Setembro nos festivais de Lahore no Paquistão e Krok na Ucrânia.

Entretanto, outros filmes produzidos em Avanca serão exibidos em festivais internacionais.
“Um Gato sem Nome” de Carlos Cruz estará em competição no “7th ANONIMUL Independent Film Festival” na Roménia e em Setembro também no Festival de Krok, onde compete com “Airport Tunnel”.
Na Roménia, o Festival ANONIMUL também seleccionou a curta-metragem de animação “O Relógio de Tomás” de Cláudio Sá.

Fonte: Notícias de Avanca

Espinho entra na onda...da diversão | Alameda 8

, 0 comentários

Etiquetas: , , , , ,

Espinho viveu mais um fim de semana de grande animação com as actuações de Luís Represas, Anjos e Paulo Sérgio a suscitarem o interesse de milhares de espinhenses e visitantes que encheram por completo o espaço de actuações da Alameda 8.
Com a presença de milhares de entusiastas, a Alameda foi pequena para acolher toda a alegria que contagiou artistas e plateias demonstrando que Espinho volta a estar na onda da animação.
A animação continuará durante a semana com a actuação do Mundo Secreto (12/08), Classificados (13/08), Blind Zero (14/08), Blasted Mechanism (15/08) entre outras bandas locais

Semana da Juventude - Praia Marbelo/ Beachpart

, 0 comentários

Etiquetas: , , , ,

Domingo, 15 de Agosto, a Praia Marbelo será palco da Espinho Beach Party - Festa de Encerramento da Semana na Juventude, onde se espera boa música e muita diversão.

Alameda 8 - Espinho Verão 2010

, 0 comentários

Etiquetas: , ,

A REPÚBLICA NA CARICATURA DE IMPRENSA

, 0 comentários

Etiquetas: , ,

No âmbito das Comemorações do Centenário da República a Câmara Municipal de Espinho terá patente, de 24 de Julho a 5 de Setembro, no Centro Multimeios, a exposição: A República na caricatura de imprensa.
Esta exposição, uma produção da Humorgrafe, oferece-nos uma viagem na história politica, social e estética através de desenhos de Raphael Bordallo Pinheiro, de Leal da Câmara, Celso Hermínio, Jorge Colaço, Christiano Cruz, Almada Negreiros, Jorge Barradas, Silva Monteiro, Alonso, Stuart Carvalhais…
Na abertura da exposição, dia 24, pelas 16 horas, estarão presentes os prestigiados caricaturistas Artur Ferreira, Ferreira dos Santos e Onofre Varela disponíveis para fazer as caricaturas do público presente.

Feira do Livro de Espinho na Alameda 8

, 0 comentários

Etiquetas: , ,

Foi inaugurada no dia 16 de Junho, a Feira do Livro de Espinho, que tem como cenário o espaço renovado da antiga estação de caminho-de-ferro, na Alameda 8. O certame pretende ser um espaço de dinâmica cultural na cidade durante este Verão.

A Feira do Livro de Espinho promovida pela editora Calendário de Letras, em colaboração com o município local, disponibiliza ao público cerca de 60 mil livros, a preços especiais.

Vão estar à venda mais de três mil títulos, de 50 editoras nacionais e estrangeiras, entre best-sellers, novidades e edições antigas, nas áreas do Romance, Poesia, História, Ciência, Arquitectura, Desporto, Fotografia, Culinária, e outc. Para os jovens pode mesmo encontrar-se uma oferta especial de literatura infantil e juvenil e outros, incluindo muitos títulos integrados no Plano Nacional de Leitura.

A Feira do Livro de Espinho decorre até 31 de Agosto, com horário entre as 9 horas e as 24 horas.

Alameda 8

, 0 comentários

Etiquetas: , , ,

Crianças inauguram Alameda 8


As crianças do concelho de Espinho festejaram o Dia Mundial da Criança na Alameda 8, em parte da área libertada à superfície pela obra de enterramento da linha férrea, entre a Rua 8 e a Avenida 8.
“Este novo executivo precisou apenas de seis meses para dar um novo rosto ao coração da cidade de Espinho. Em apenas seis meses transformamos um canal ferroviário onde o lixo se acumulava num local aprazível. Já hoje é um espaço devolvido aos espinhenses. Já hoje os espinhenses podem usufruir do espaço.”


Por outro lado, o presidente da edilidade realçou “abertura que a Refer demonstrou para que a Câmara Municipal de Espinho, mesmo não sendo intervenção futura, pode-se desenvolver o arranjo que esta a ser desenvolvido, de forma a que a imagem de Espinho possa ser outra já na época balnear que se avizinha.”

Pinto Moreira e o vice-presidente e vereador da Educação, Vicente Pinto marcaram presença na festa da pequenada, na provisória Alameda 8.

Fonte: Defesa de Espinho

Câmara Municipal de Espinho e Federação Portuguesa

, 0 comentários

Etiquetas: , , ,

Câmara Municipal de Espinho e Federação Portuguesa assina protocolo
A Federação de Andebol de Portugal e a Câmara Municipal de Espinho, durante a realização da Final da Liga Europeia de Andebol de Praia assinaram um protocolo de cooperação a nível de eventos, quer no que diz respeito à Selecção Nacional, quer quanto a eventos relacionados com o andebol de praia.
O presidente da Câmara Municipal de Espinho, Pinto Moreira, conseguiu, com este acordo, trazer para o concelho jogos da Selecção Nacional de andebol e eventos relacionados com o andebol de praia, semelhantes.


Fonte: Defesa de Espinho

Miguel Maia e Pedro Rosas

, 0 comentários

Etiquetas: , , , , ,

Miguel Maia e Pedro Rosas preparados para o Mundial de voleibol de praia
O estágio da Dupla Maia/Rosas no Rio de Janeiro acabou. Para estarem bem preparados para as etapas do Mundial de Voleibol de Praia que já começaram, os jogadores treinaram diariamente nas praias da “cidade maravilhosa” durante três semanas sob a orientação do treinador João Brenha e do preparador físico Alexandre Medeiros (que já faz parte da equipa técnica da dupla Márcio/Fábio Luiz, vencedores da medalha de prata nos jogos Olímpicos de Pequim).
Fora dos campos, a dupla aproveitou o facto de alguns espinhense também ligados ao voleibol como Gonçalo Sapage, João Costa e Bruno Gonçalves a terem acompanhado nesta viagem para desfrutar da cidade brasileira e reencontrar velhos amigos e ex-companheiros de equipa, como Sandro Correia e Gilberto Silva, que faziam parte do grupo que venceu a Top Teams Cup ao serviço do Sporting Clube de Espinho.
Todos juntos ainda assistiram a uma partida de futebol no Estádio do Maracana entre o Fluminense e o Flamengo.


Fonte:Defesa de Espinho

João Brenha

, 0 comentários

Etiquetas: , , ,

João Brenha Treinador dos Campeões nacional de Voleibol
João Brenha será o novo treinador da equipa sénior masculino do Sporting Clube de Espinho na próxima temporada.
O ex-atleta olímpico irá substituir, assim, no cargo, Francisco Fidalgo que deixa os tigres com mais um título nacional e terá como treinador adjunto Hugo Silva, que transita da equipa técnica anterior.
Embora a equipa ainda esteja a ser formada, certo é que João Brenha irá contar com Miguel Maia e Hugo Ribeiro.
Entretanto, o até agora Director Desportivo do voleibol, Jorge Teixeira, deixou o clube que manterá como vice-presidente, João Freitas que irá contar com o auxílio de Mário João Rodrigues.

Workshop Graffits

, 0 comentários

Etiquetas: , , , ,

16,26 e 27 de Junho

Espinho possui um núcleo muito forte de cultura hip-hop e, dentro desta, excelentes graffiters que realizam autenticas obras de arte.

Neste contexto, Câmara Municipal de Espinho, convidou Luís Couto a orientar um Workshop de Graffiti, que se realiza nos dias 16,26 e 27 Junho, no exterior do FACE – Museu Municipal de Espinho e no qual poderão participar jovens com idade superior a 15 anos.

XIV encontro de Estátuas Vivas

, 0 comentários

Etiquetas: ,

A Câmara Municipal de Espinho organiza, nos dias 19 e 20 de Junho, o XIV Encontro de Estátuas Vivas. Este encontro, pioneiro mundial e o 2º maior da Europa, reúne estátuas de grande rigor plástico e rara beleza que chamem a Espinho “a capital da imobilidade expressiva”.

No Sábado, 19 de Junho, pelas 21:30 horas, realizar-se-á o lugar de Estátuas, que apresenta, num ambiente feérico e mágico, estátuas premiadas pelos Júris em edições anteriores.

No domingo, 20 de Junho, pelas 15:30 horas realizar-se-á o XIV Encontro de Estátuas Vivas a que costumam assistir milhares de pessoas que revelam um grande fascínio pelas performances de mobilidade expressiva e estabelecem com os artistas uma comunicação intensa e cúmplice.

Pedro Abrunhosa na Alameda 8 na noite do dia da Cidade

, 0 comentários

Etiquetas: , , ,

Pedro Abrunhosa é a grande atracão do dia da cidade que será assinalado com pompa e circunstância na próxima quarta-feira dia 16 de Junho (feriado municipal).
O programa comemorativo será encetado às 9h45 com o hastear das bandas bandeiras na junta de Freguesia, acto que também irá ocorrer às 10horas na Câmara Municipal.
Pelas 10h30, será inaugurado oficialmente o parque infantil junto ao centro Multimeios e quinze minutos volvidos serão ofertados bolas de futebol às escolas de formação do concelho.
Para as 11horas está agendada a secção solene no Centro Multimeios e às 15 horas será inaugurado uma feira do livro na Alameda 8 e as 16 horas ocorrerá a inauguração da loja do Museu Municipal de Espinho.
Oportunidades às 17horas para a inauguração de uma exposição fotográfica de Alberto Pinho e às 21h30 concerto evocativo de Fausto Neves, no auditório da Academia de música de Espinho.
Finalmente, pelas 23 horas, espectáculo de Pedro Abrunhosa na Alameda8!

Barrinha pode pôr em risco bandeiras azuis

, 0 comentários

Etiquetas: , , , ,

As praias de Paramos, em Espinho, e de Esmoriz, em Ovar, correm o risco de perder as respectivas bandeiras azuis por causa da poluição da barrinha de Esmoriz, também conhecida por lagoa de Paramos.

Ontem, a lagoa ainda se encontrava fechada ao mar por uma fina língua de areia, do lado da praia de Paramos, para onde este ano, se estendeu a massa de água escura e poluída.

No entanto, tudo indica que em poucos dias essa fina camada de areia não suporte mais e a lagoa se abra ao mar, vazando para a água e areais toda a poluição ali acumulada. Se isso acontecer, o mais certo é que as duas praias, mas sobretudo Esmoriz que fica a sul (logo é mais afectada pelas correntes), fiquem interditas a banhos, isto ainda antes do início da época balnear, marcado para o próximo dia 15 de Junho.

Numa visita conjunta à barrinha, e também à ETAR de Paramos, realizada ontem pelos executivos das duas juntas de freguesia, chegou-se à conclusão que o melhor é mesmo que a lagoa se abra ao mar o mais depressa possível e antes que chegue a data do hastear das bandeiras, prevista lá para o final do mês.

"Ou corremos o risco de perder esse galardão que tanto nos orgulha e que vem coroar todo o trabalho realizado em prol da qualidade e da segurança das nossas praias", explicou ao JN, a presidente da Junta de Esmoriz, Rosário Relva.

"Nesta visita acordamos tudo fazer para que a lagoa, depois de aberta, não seja fechada por mão humana durante toda a época balnear. Dessa forma, evitaremos pelo menos três possíveis vazamentos, o que seria de esperar se fossemos fechá-la sempre que a poluição transbordasse. Ficando aberta, a água do mar entra na lagoa, permite o arejamento e faz com que a água que ali vem ter poluída fique diluída e não constitua perigo para os banhistas", explicou, por sua vez, o presidente da Junta de Paramos, Américo Castro.

Fonte: Jornal de Noticias

Hotel Solverde Spa & Wellness Center

, 0 comentários

Etiquetas: , , , , ,

Hotel Solverde SPA & Wellness Center foi eleito, pelos clientes e colaboradores da Expedia, como um dos melhores hotéis do mundo.
Esta distinção do “Insider’s Select”, da qual fazem parte apenas um por cento de todos os hotéis e resorts a nível mundial, acaba de ser atribuída pelo segundo ano consecutivo àquela unidade cinco estrelas do grupo Solverde e resulta da votação dos clientes Expedia, da relação qualidade/preço do hotel e da opinião de colaboradores da Expedia, considerados especialistas nos vários mercados.
Presença constante do “top 5” mensal de vendas por destino naquele site, o Hotel Solverde SPA & Wellness Center é actualmente uma das mais atractivas unidades hoteleiras da área do Grande Porto, beneficiando quer da localização privilegiada (a 2 minutos de Espinho e a 15
minutos do Porto) quer das mais modernas infra-estruturas, o que o torna, a par do serviço de qualidade, num espaço por excelência para o turismo de lazer no Norte de Portugal e também para o turismo de negócios.
Sob a égide das cinco estrelas, o hotel é a única unidade na área do Grande Porto que se encontra localizado mesmo em frente à praia (em S.Félix da Marinha), oferecendo, para além de uma soberba vista para o Atlântico, um magnífico jardim de vinte mil metros que abraça um conjunto de variado de valências ao ar livre, que permite prática diversas modalidades desportivas:
Piscina exterior de água do mar, courts de ténis, campo de voleibol de praia, minigolfe, campo de futebol e parque infantil.

Com 166 quartos e 8 suites, a maioria dos quais com varanda e uma relaxante vista sobre o mar e paisagem envolvente, a unidade apresenta como dos seus pontos fortes, com cartas gastronómicas que propõem um leque rico e variado das mais saborosas e apetecíveis iguarias nortenhas. Em zona piscatória, o peixe fresco assume lugar de destaque nas ementas do Hotel Solverde SPA & Wellnes Center, que privilegia também a degustação dos melhores sabores da carne tão apreciados pelos clientes que frequentam assiduamente a unidade hoteleira.
Inaugurado em 2007, o SAP & Wellnes Center é actualmente um dos mais completos e modernos do país, apresentando tratamentos inovadores como é o caso do floating wave dream e da piscina dinâmica a que se juntaram outros tratamentos da marca Thalgo e Terraké, uma piscina interior de água do mar aquecida, ginásio, squash, zona de saunas(saunas, laconium, banho de vapor de sais, cabine de gelo e duche de massagens). Uma sala de ioga com vista para o jardim e para o mar encerra esta valência de lazer e de relaxamento.
Considerando um importante nicho de mercado, o segmento executivo encontra, de resto, no Hotel Solverde SPA & Wellenes Center as condições ideias para realização de reuniões e congressos: para além de Internet Wireless grátis em todo o hotel, estão disponíveis 17 salas de reuniões dotadas de equipamento de última geração, um centro de congressos, estacionamento gratuito para 300 viaturas e até um heliporto.

Fonte: Defesa Espinho

Do mais antigo campo da Península Ibérica à mais antiga taça do mundo

, 0 comentários

Etiquetas: , ,

A história do Oporto Golf Club é uma das mais longas e interessantes do golf mundial. Sendo considerado um dos mais antigos Campos da Europa Continental, o Oporto Niblicks nasceu em 1890 pelas mãos de um grupo de jogadores Britânicos envolvidos em negócios do Vinho do Porto que criaram um improvisado “Links” de nove buracos. O campo original foi denominado St. Skeff Links em homenagem ao primeiro presidente que era constituído principalmente por areia, alguma relva autóctone e “greens”, tendo um par de 43.
Skeffington, personalidade muito conceituada entre a comunidade Inglesa no Porto e primeiro presidente do clube, deu nome àquela que é actualmente a mais antiga competição jogada, ininterruptamente, da história da modalidade.

Em 1900 foi desenhado um novo “Links” com nove buracos que acabou por ser construído um pouco mais a sul do campo original. No mesmo ano foi construída a primeira “Club House” e o nome alterado para Oporto Golf Club.
Passado 20 anos foram projectados mais nove buracos e em 1934 foi inaugurado o percurso completo de dezoito buracos com características de “Links” e par 73.
Ao longo dos anos o campo foi tendo notáveis alterações, sendo de realçar as grandes melhorias feitas em 1955 com beneficiações nos “Fairways” e construção de dois novos “greens”, uns dos quais sobre o desenho e preparação do celebre arquitecto Mackenzie Ross. O buraco 1, dividido por uma estrada e pela linha de caminhos-de-ferro que liga Porto e Lisboa, foi também modificado em 1964 num trabalho de alteração acompanhado também célebre arquitecto Frank Pennink. As visitas destes dois grandes arquitectos devem-se ao interesse que o campo do Oporto lhes despertou a quando da construção do Golfe de Vidago e do Golfe de Vilamoura (Old Course).
Em 1978 foi então concebido um novo ‘Lay Out’ com uma grande alteração dos percursos, construção de um “Driving Range” e uma nova “Club House”, tendo-se conseguido eliminar algumas das travessias de estrada que perturbavam o normal desenrolar do jogo.
Desde então tem-se vindo a melhorar as condições do campo nos “greens”, “Fairways”, “Roughs”, mantendo-se as características de um “Links”. O actual par do campo é de 71.
Nos últimos anos as diferentes direcções Oporto Golf Club têm feito um esforço por atrair novos jogadores apostando particularmente nas camadas mais jovens. Este esforço resultou na inauguração, em 2004, de um percurso de 6 buracos de “Pitch and Putt” destinado principalmente aos jogadores infantis e iniciados, com desenho do arquitecto Jorge Santana da Silva.


http://www.oportogolfclub.com

Fonte: Defesa de Espinho

Aluno da EPME é o vencedor do Programa de Bolsas de 2010 para Estudantes de Cordas da YMFE (Yamaha Music Foundation of Europe)

, 0 comentários

Etiquetas: , ,

LUIS ENRIQUE CORREIA , aluno da EPME (Escola Professional de Música de Espinho), foi o grande vencedor do Programa de Bolsas de 2010 para Estudantes de Sopro da YMFE (Yamaha Music Foundation of Europe)

As provas finais realizaram-se no dia 25 de Fevereiro, nas instalações do Conservatório Nacional de Música do Porto e teve como júri:


Suzana Lidegran– Professora de Violino do Conservatório de Música do Porto
José Manuel Pinheiro – Professor de Acústica Musical e Assessor da Direcção do Conservatório de Música do Porto
Emanuel – professor de Violino na Orquestra Sinfónica do Norte.

Os concorrentes demonstraram um nível bastante elevado, e o júri teve a sempre difícil tarefa da atribuição da bolsa aos finalistas que se apresentaram a concurso:


DIOGO MORAIS DE ALMEIDA – ESMAE Escola Superior de Música.
SOFIA LEANDRO FERREIRA – Universidade de Aveiro
LUIS ENRIQUE CORREIA S, MOTA– Escola Professional de Música de Espinho
Manuel M. de Moura Academia de Música de Lisboa.

A vencedor recebeu uma bolsa, no valor 2.000 € que tem como objectivo cobrir as despesas de 1 ano escolar. O seu valor, em dinheiro, deverá ser utilizado para um fim relacionado com o progresso e aperfeiçoamento dos estudos. Só nos resta desejar boa sorte a todos, e um grande futuro musical a todos os que participaram no Programa de Bolsas, e daremos notícias em breve para o Programa de Bolsas de 2011.

Fonte: Yamaha Portugal

Zé Pedro dos “Xutos e pontapés” no FEST a 20 de Junho

, 0 comentários

Etiquetas: , , ,

Na abertura da sexta edição do FEST, a organização deu “carta branca” a Zé Pedro dos “Xutos e Pontapés”. O conjunto de iniciativas a realizar no Domingo de 20 de Junho inicia-se pelas 16:30 horas prosseguindo pela noite dentro…
“Foi com enorme honra e prazer que recebi o convite para escolher um filme que abrisse, este ano, o festival do cinema de Espinho. Pensei logo num filme musical, que me tivesse marcado. Woodsctock foi o que mais vezes vi e o que mais me marcou. O facto de ter feito 40 anos no ano passado também pesou na minha decisão.”
As palavras são de Zé Pedro que, “ pelo simbolismo musical, cinéfilo e social” do FEST, convidou 3 amigos – Álvaro Costa, Tino Navarro e Joaquim Leitão – “ para uma conversa, sem nenhuma nostalgia, ao fim de tarde.”
Entretanto… “ muito obrigado pelo convite, espero que seja de agrado da maioria!”
Eis o programa da “ carta branca” a Zé Pedro ( Xutos e Pontapés), a propósito da “ iniciativa global” intitulada “ geração Woodsctok” : 16:30 horas – após 40 anos de Woodsctok, debate num contexto cinematográfico, musical, político e social, com Zé Pedro (músico), Álvaro Costa (jornalista, critico de cinema e musica), Tino Navarro (produtor), Joaquim Leitão (realizador) e Filipe Pereira (director do FEST).
21 horas – filme “Woodstock, 3 Days of Peace and Music“(versão integral), do realizador Michael Wadleight.
Meia-noite – sessão oficial de abertura do FEST com Filipe Pereira e Zé Pedro e “ Woodstock ao vivo”, tocando por portugueses, no Doo Bop, com a presença de Zé Pedro e outros. E ainda passagem de “ DVD” extras do Woodstock.


Fonte: Defesa de Espinho

“Alameda” entre a rua 8 e a avenida 8 de Junho a Setembro

, 0 comentários

Etiquetas: , ,

Muito se tem dito e escrito (de vários ângulos e pontos de vista) sobre o passado, o presente e o futuro daquela parcela do perímetro central urbano onde a linha ferroviária impunha-se como um separador dos acessos à beira–mar.
“ Entendemos que se trata de um espaço nobre da cidade e do qual os espinhenses e aqueles que nos visitam não podem ficar privados dele usufruírem.”
Sendo assim, Pinto Moreira revela que “durante os meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro vamos desenvolver naquele espaço um conjunto de actividades que voltará a dar vida local.”
Daí a intervenção provisória num espaço onde “teremos vários equipamentos: skate park, parque infantil, ringues desportivos, ecrã gigante para acompanhar o Mundial de futebol, praça de alimentação, palco para realização de animação diária, etc.”
O presidente da Câmara Municipal de Espinho levanta um pouco o véu da programação que ira reactivar o espaço superior/exterior do túnel. “ o programa que temos em elaboração vai preencher os meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro e tem como objectivo animar o espaço com actividades todos os dias. Durante os meses de Junho e Julho o destaque vai, naturalmente, para o acompanhamento do Mundial de Futebol. No entanto, durante esse período haverá ainda espaço para desenvolver um programa de animação paralelo dedicado aos países participantes no Mundial de Futebol. Findo o campeonato do Mundo haverá espaço para as nossas colectividades, para os nossos artistas subirem ao palco e abrilhantarem o espaço. Já em Setembro desenvolveremos a festa em honra da Nossa Senhora da Ajuda naquele local.”
Entretanto, a época balnear aproxima-se mas como se empunha decorre a obra da defesa da costa litoral…
“ É uma obra absolutamente necessária e cuja execução está a cumprir os prazos previstos. A obra decorre dentro daquilo que era expectável e temos a garantia de que no inicio da época balnear a obra, no centro da cidade, está concluída. Continuara a sul, no esporão a seguir à Capela de S. Pedro.”

Fonte: Defesa de Espinho

Polícias chamam "aldrabão"a Sócrates nas ruas de Lisboa

, 0 comentários

Etiquetas: , , ,

Quase dois mil agentes da PSP desfilaram em Lisboa, mas sobraram muitas bandeiras.

Não estava na lista das palavras de ordem, previamente distribuída pela Associação Sindical de Profissionais de Polícias (ASPP), que promoveu a manifestação, mas, a meio da Avenida da Liberdade, os polícias decidiram improvisar. Enquanto dos altifalantes dos carros da organização saia um "Sócrates toma atenção! Os polícias têm razão!", dos lábios dos manifestantes soava um ainda mais potente "Sócrates, aldrabão! Os polícias têm razão!".

Daí, a vários "mentiroso, mentiroso" ou repetidos "está na hora, está na hora, Sócrates vai--te embora", que podiam ser entoados em qualquer manifestação de funcionários públicos, foi um passo rápido. Por minutos parecia uma daquelas novelas mal dobradas em que o som não coincide com o movimentos dos lábios. Dos altifalantes saíam umas palavras, dos manifestantes outras.

Mas este foi o único ponto de 'rebeldia' do protesto dos polícias. Paulo Rodrigues, o presidente da ASPP já tinha garantido ao DN que não iriam "permitir nenhum comportamento que pusesse por em causa a imagem da PSP", como o que aconteceu há cerca de um ano quando atiraram os bonés de serviço ao chão, junto à residência oficial do primeiro-ministro.

Não eram muitos, cerca de dois mil, mas vieram de vários pontos do País. Porto, Espinho, Bragança, Guarda, Vila Real, Faro, Portalegre foram algumas das origens presentes confirmadas in loco pelo DN. Era notório algum desânimo pela pouca afluência. "Parece que há 20 mil polícias que estão contentes", desabafava um agente de Lisboa, com gel no cabelo, t-shirt preta colada ao tronco e os olhos escondidos atrás de uns Ray-Ban espelhados, referindo-se ao restante do efectivo, além dos dois mil presentes.

Eram vários os motivos para se darem ao trabalho de descer a Avenida: o novo estatuto, que, para os sindicalistas veio criar assimetrias; a diminuição da idade de reforma, alargamento serviços de saúde aos conjugues, a criação de uma terceira categoria de agentes que permita uma "mais justa" progressão na carreira.

Mas, de todas as razões invocadas pelo sindicato para esta manifestação havia uma que foi sempre enunciada pelos vários interlocutores ouvidos pelo DN. O facto de para os oficiais ter criada uma graduação que lhes permite ganhar acima do seu posto, quando estão a exercer funções acima da sua categoria, enquanto para agentes e chefes tal não aconteceu. E os sindicalistas garantem que "há inúmeros casos". "Para os senhores oficiais há dinheiro, mas para nós, que andamos nas ruas a dar o peito às balas todos os dias, estamos anos à espera das promoções", exclama um chefe, que veio de uma esquadra da Guarda.

O desagrado com esta "injustiça" foi patente nos decibéis alcançados com os assobios, na altura em que, no seu discurso, Paulo Rodrigues afirmava: "A polícia não é só feita por oficiais superiores..."

No fim, depois de ter ido entregar no Ministério da Administração Interna uma moção com as reivindicações, Paulo Rodrigues confessava-se "satisfeito" e "motivado" para "continuar a lutar".

Fonte: DN

17º Aniversário da Vila de Anta - Programa

, 0 comentários

Etiquetas: ,


A Junta de Freguesia da Vila de Anta comemora mais uma vez a Elevação de Anta a Vila. De 22 de Maio a 30 de Maio, Anta enche-se de actividades para comemorar o seu 17º Aniversário.

O programa das festividades é o seguinte:

MAIO 2010

Dia 22

15h30 - 1ª jornada do V TORNEIO DE NATAÇÃO DA VILA DE ANTA na Piscina Municipal;

Dia 23

09h30 - 2ª jornada do V TORNEIO DE NATAÇÃO DA VILA DE ANTA na Piscina Municipal;

Dia 27

21h30 - CONCERTO CORAL E INSTRUMENTAL pelo Coro da Sé Catedral do Porto na Igreja Matriz de Anta;

Dia 29

09h00 - MANHÃ DESPORTIVA no Complexo Desportivo de Cassufas;

15h00 - 1ª VOLTA CICLOTURISTA À FREGUESIA DE ANTA - Concentração no Souto de Anta;

15h00 - TARDE DE ANIMAÇÃO (Aerobica, Insufláveis, Pintura, Jogos Tradicionais?)

Dia 30

09h30 - LARGADA DE POMBOS no largo da Igreja pelo Grupo Columbófilo de Anta;

10h00 - HASTEAR DA BANDEIRA na Junta de Freguesia de Anta;

11h00 - MISSA SOLENE na Igreja Matriz de Anta com a participação da Tuna Musical de Anta;

12h00 - ROMAGEM AO CEMITÉRIO;

12h15 - SESSÃO SOLENE - homenagem a personalidades e colectividades antenses, com a participação do Orfeão de Espinho;

Cartão de Visita

, 0 comentários


Feiras




Em Espinho existe três feiras com grande interesse, que são: a "Feira Semanal", a "Feira dos Peludos" e a "Feira da Revenda".
"Feira Semanal" que é, possivelmente, a maior do país e se realiza todas as segundas - feiras, “Feira dos Peludos” (antiguidades e artesanato) a realizar no primeiro Domingo de cada mês e a Feira da Revenda realiza-se todas as sextas-feiras da parte da manhã.


Praias



Espinho possui 8Km de praias, que desde 1830 são procuradas pelo clima ameno, areais extensos em conjunto com rochas marinhas repletas de algas em certas zonas que proporcionam a cada veraneante a possibilidade de escolher a praia da sua preferência.
O imenso mar azul que envolve a areia fina é recortado por esporões que o tornam manso em zonas propícias a banhos com o prazer e segurança de uma praia cuidadosamente vigiada, mas também exibe uma ondulação adequada à prática de desportos aquáticos, como o surf ou bodybord. Assim, o sossego de uma praia isolada contrapõe-se à acção de outra, onde, inclusive, poderá assistir a um disputado jogo de voleibol de praia ou conviver num animado bar.