Feira do Livro de Espinho na Alameda 8

, 0 comentários

Etiquetas: , ,

Foi inaugurada no dia 16 de Junho, a Feira do Livro de Espinho, que tem como cenário o espaço renovado da antiga estação de caminho-de-ferro, na Alameda 8. O certame pretende ser um espaço de dinâmica cultural na cidade durante este Verão.

A Feira do Livro de Espinho promovida pela editora Calendário de Letras, em colaboração com o município local, disponibiliza ao público cerca de 60 mil livros, a preços especiais.

Vão estar à venda mais de três mil títulos, de 50 editoras nacionais e estrangeiras, entre best-sellers, novidades e edições antigas, nas áreas do Romance, Poesia, História, Ciência, Arquitectura, Desporto, Fotografia, Culinária, e outc. Para os jovens pode mesmo encontrar-se uma oferta especial de literatura infantil e juvenil e outros, incluindo muitos títulos integrados no Plano Nacional de Leitura.

A Feira do Livro de Espinho decorre até 31 de Agosto, com horário entre as 9 horas e as 24 horas.

Alameda 8

, 0 comentários

Etiquetas: , , ,

Crianças inauguram Alameda 8


As crianças do concelho de Espinho festejaram o Dia Mundial da Criança na Alameda 8, em parte da área libertada à superfície pela obra de enterramento da linha férrea, entre a Rua 8 e a Avenida 8.
“Este novo executivo precisou apenas de seis meses para dar um novo rosto ao coração da cidade de Espinho. Em apenas seis meses transformamos um canal ferroviário onde o lixo se acumulava num local aprazível. Já hoje é um espaço devolvido aos espinhenses. Já hoje os espinhenses podem usufruir do espaço.”


Por outro lado, o presidente da edilidade realçou “abertura que a Refer demonstrou para que a Câmara Municipal de Espinho, mesmo não sendo intervenção futura, pode-se desenvolver o arranjo que esta a ser desenvolvido, de forma a que a imagem de Espinho possa ser outra já na época balnear que se avizinha.”

Pinto Moreira e o vice-presidente e vereador da Educação, Vicente Pinto marcaram presença na festa da pequenada, na provisória Alameda 8.

Fonte: Defesa de Espinho

Câmara Municipal de Espinho e Federação Portuguesa

, 0 comentários

Etiquetas: , , ,

Câmara Municipal de Espinho e Federação Portuguesa assina protocolo
A Federação de Andebol de Portugal e a Câmara Municipal de Espinho, durante a realização da Final da Liga Europeia de Andebol de Praia assinaram um protocolo de cooperação a nível de eventos, quer no que diz respeito à Selecção Nacional, quer quanto a eventos relacionados com o andebol de praia.
O presidente da Câmara Municipal de Espinho, Pinto Moreira, conseguiu, com este acordo, trazer para o concelho jogos da Selecção Nacional de andebol e eventos relacionados com o andebol de praia, semelhantes.


Fonte: Defesa de Espinho

Miguel Maia e Pedro Rosas

, 0 comentários

Etiquetas: , , , , ,

Miguel Maia e Pedro Rosas preparados para o Mundial de voleibol de praia
O estágio da Dupla Maia/Rosas no Rio de Janeiro acabou. Para estarem bem preparados para as etapas do Mundial de Voleibol de Praia que já começaram, os jogadores treinaram diariamente nas praias da “cidade maravilhosa” durante três semanas sob a orientação do treinador João Brenha e do preparador físico Alexandre Medeiros (que já faz parte da equipa técnica da dupla Márcio/Fábio Luiz, vencedores da medalha de prata nos jogos Olímpicos de Pequim).
Fora dos campos, a dupla aproveitou o facto de alguns espinhense também ligados ao voleibol como Gonçalo Sapage, João Costa e Bruno Gonçalves a terem acompanhado nesta viagem para desfrutar da cidade brasileira e reencontrar velhos amigos e ex-companheiros de equipa, como Sandro Correia e Gilberto Silva, que faziam parte do grupo que venceu a Top Teams Cup ao serviço do Sporting Clube de Espinho.
Todos juntos ainda assistiram a uma partida de futebol no Estádio do Maracana entre o Fluminense e o Flamengo.


Fonte:Defesa de Espinho

João Brenha

, 0 comentários

Etiquetas: , , ,

João Brenha Treinador dos Campeões nacional de Voleibol
João Brenha será o novo treinador da equipa sénior masculino do Sporting Clube de Espinho na próxima temporada.
O ex-atleta olímpico irá substituir, assim, no cargo, Francisco Fidalgo que deixa os tigres com mais um título nacional e terá como treinador adjunto Hugo Silva, que transita da equipa técnica anterior.
Embora a equipa ainda esteja a ser formada, certo é que João Brenha irá contar com Miguel Maia e Hugo Ribeiro.
Entretanto, o até agora Director Desportivo do voleibol, Jorge Teixeira, deixou o clube que manterá como vice-presidente, João Freitas que irá contar com o auxílio de Mário João Rodrigues.

Workshop Graffits

, 0 comentários

Etiquetas: , , , ,

16,26 e 27 de Junho

Espinho possui um núcleo muito forte de cultura hip-hop e, dentro desta, excelentes graffiters que realizam autenticas obras de arte.

Neste contexto, Câmara Municipal de Espinho, convidou Luís Couto a orientar um Workshop de Graffiti, que se realiza nos dias 16,26 e 27 Junho, no exterior do FACE – Museu Municipal de Espinho e no qual poderão participar jovens com idade superior a 15 anos.

XIV encontro de Estátuas Vivas

, 0 comentários

Etiquetas: ,

A Câmara Municipal de Espinho organiza, nos dias 19 e 20 de Junho, o XIV Encontro de Estátuas Vivas. Este encontro, pioneiro mundial e o 2º maior da Europa, reúne estátuas de grande rigor plástico e rara beleza que chamem a Espinho “a capital da imobilidade expressiva”.

No Sábado, 19 de Junho, pelas 21:30 horas, realizar-se-á o lugar de Estátuas, que apresenta, num ambiente feérico e mágico, estátuas premiadas pelos Júris em edições anteriores.

No domingo, 20 de Junho, pelas 15:30 horas realizar-se-á o XIV Encontro de Estátuas Vivas a que costumam assistir milhares de pessoas que revelam um grande fascínio pelas performances de mobilidade expressiva e estabelecem com os artistas uma comunicação intensa e cúmplice.

Pedro Abrunhosa na Alameda 8 na noite do dia da Cidade

, 0 comentários

Etiquetas: , , ,

Pedro Abrunhosa é a grande atracão do dia da cidade que será assinalado com pompa e circunstância na próxima quarta-feira dia 16 de Junho (feriado municipal).
O programa comemorativo será encetado às 9h45 com o hastear das bandas bandeiras na junta de Freguesia, acto que também irá ocorrer às 10horas na Câmara Municipal.
Pelas 10h30, será inaugurado oficialmente o parque infantil junto ao centro Multimeios e quinze minutos volvidos serão ofertados bolas de futebol às escolas de formação do concelho.
Para as 11horas está agendada a secção solene no Centro Multimeios e às 15 horas será inaugurado uma feira do livro na Alameda 8 e as 16 horas ocorrerá a inauguração da loja do Museu Municipal de Espinho.
Oportunidades às 17horas para a inauguração de uma exposição fotográfica de Alberto Pinho e às 21h30 concerto evocativo de Fausto Neves, no auditório da Academia de música de Espinho.
Finalmente, pelas 23 horas, espectáculo de Pedro Abrunhosa na Alameda8!

Barrinha pode pôr em risco bandeiras azuis

, 0 comentários

Etiquetas: , , , ,

As praias de Paramos, em Espinho, e de Esmoriz, em Ovar, correm o risco de perder as respectivas bandeiras azuis por causa da poluição da barrinha de Esmoriz, também conhecida por lagoa de Paramos.

Ontem, a lagoa ainda se encontrava fechada ao mar por uma fina língua de areia, do lado da praia de Paramos, para onde este ano, se estendeu a massa de água escura e poluída.

No entanto, tudo indica que em poucos dias essa fina camada de areia não suporte mais e a lagoa se abra ao mar, vazando para a água e areais toda a poluição ali acumulada. Se isso acontecer, o mais certo é que as duas praias, mas sobretudo Esmoriz que fica a sul (logo é mais afectada pelas correntes), fiquem interditas a banhos, isto ainda antes do início da época balnear, marcado para o próximo dia 15 de Junho.

Numa visita conjunta à barrinha, e também à ETAR de Paramos, realizada ontem pelos executivos das duas juntas de freguesia, chegou-se à conclusão que o melhor é mesmo que a lagoa se abra ao mar o mais depressa possível e antes que chegue a data do hastear das bandeiras, prevista lá para o final do mês.

"Ou corremos o risco de perder esse galardão que tanto nos orgulha e que vem coroar todo o trabalho realizado em prol da qualidade e da segurança das nossas praias", explicou ao JN, a presidente da Junta de Esmoriz, Rosário Relva.

"Nesta visita acordamos tudo fazer para que a lagoa, depois de aberta, não seja fechada por mão humana durante toda a época balnear. Dessa forma, evitaremos pelo menos três possíveis vazamentos, o que seria de esperar se fossemos fechá-la sempre que a poluição transbordasse. Ficando aberta, a água do mar entra na lagoa, permite o arejamento e faz com que a água que ali vem ter poluída fique diluída e não constitua perigo para os banhistas", explicou, por sua vez, o presidente da Junta de Paramos, Américo Castro.

Fonte: Jornal de Noticias

Hotel Solverde Spa & Wellness Center

, 0 comentários

Etiquetas: , , , , ,

Hotel Solverde SPA & Wellness Center foi eleito, pelos clientes e colaboradores da Expedia, como um dos melhores hotéis do mundo.
Esta distinção do “Insider’s Select”, da qual fazem parte apenas um por cento de todos os hotéis e resorts a nível mundial, acaba de ser atribuída pelo segundo ano consecutivo àquela unidade cinco estrelas do grupo Solverde e resulta da votação dos clientes Expedia, da relação qualidade/preço do hotel e da opinião de colaboradores da Expedia, considerados especialistas nos vários mercados.
Presença constante do “top 5” mensal de vendas por destino naquele site, o Hotel Solverde SPA & Wellness Center é actualmente uma das mais atractivas unidades hoteleiras da área do Grande Porto, beneficiando quer da localização privilegiada (a 2 minutos de Espinho e a 15
minutos do Porto) quer das mais modernas infra-estruturas, o que o torna, a par do serviço de qualidade, num espaço por excelência para o turismo de lazer no Norte de Portugal e também para o turismo de negócios.
Sob a égide das cinco estrelas, o hotel é a única unidade na área do Grande Porto que se encontra localizado mesmo em frente à praia (em S.Félix da Marinha), oferecendo, para além de uma soberba vista para o Atlântico, um magnífico jardim de vinte mil metros que abraça um conjunto de variado de valências ao ar livre, que permite prática diversas modalidades desportivas:
Piscina exterior de água do mar, courts de ténis, campo de voleibol de praia, minigolfe, campo de futebol e parque infantil.

Com 166 quartos e 8 suites, a maioria dos quais com varanda e uma relaxante vista sobre o mar e paisagem envolvente, a unidade apresenta como dos seus pontos fortes, com cartas gastronómicas que propõem um leque rico e variado das mais saborosas e apetecíveis iguarias nortenhas. Em zona piscatória, o peixe fresco assume lugar de destaque nas ementas do Hotel Solverde SPA & Wellnes Center, que privilegia também a degustação dos melhores sabores da carne tão apreciados pelos clientes que frequentam assiduamente a unidade hoteleira.
Inaugurado em 2007, o SAP & Wellnes Center é actualmente um dos mais completos e modernos do país, apresentando tratamentos inovadores como é o caso do floating wave dream e da piscina dinâmica a que se juntaram outros tratamentos da marca Thalgo e Terraké, uma piscina interior de água do mar aquecida, ginásio, squash, zona de saunas(saunas, laconium, banho de vapor de sais, cabine de gelo e duche de massagens). Uma sala de ioga com vista para o jardim e para o mar encerra esta valência de lazer e de relaxamento.
Considerando um importante nicho de mercado, o segmento executivo encontra, de resto, no Hotel Solverde SPA & Wellenes Center as condições ideias para realização de reuniões e congressos: para além de Internet Wireless grátis em todo o hotel, estão disponíveis 17 salas de reuniões dotadas de equipamento de última geração, um centro de congressos, estacionamento gratuito para 300 viaturas e até um heliporto.

Fonte: Defesa Espinho

Do mais antigo campo da Península Ibérica à mais antiga taça do mundo

, 0 comentários

Etiquetas: , ,

A história do Oporto Golf Club é uma das mais longas e interessantes do golf mundial. Sendo considerado um dos mais antigos Campos da Europa Continental, o Oporto Niblicks nasceu em 1890 pelas mãos de um grupo de jogadores Britânicos envolvidos em negócios do Vinho do Porto que criaram um improvisado “Links” de nove buracos. O campo original foi denominado St. Skeff Links em homenagem ao primeiro presidente que era constituído principalmente por areia, alguma relva autóctone e “greens”, tendo um par de 43.
Skeffington, personalidade muito conceituada entre a comunidade Inglesa no Porto e primeiro presidente do clube, deu nome àquela que é actualmente a mais antiga competição jogada, ininterruptamente, da história da modalidade.

Em 1900 foi desenhado um novo “Links” com nove buracos que acabou por ser construído um pouco mais a sul do campo original. No mesmo ano foi construída a primeira “Club House” e o nome alterado para Oporto Golf Club.
Passado 20 anos foram projectados mais nove buracos e em 1934 foi inaugurado o percurso completo de dezoito buracos com características de “Links” e par 73.
Ao longo dos anos o campo foi tendo notáveis alterações, sendo de realçar as grandes melhorias feitas em 1955 com beneficiações nos “Fairways” e construção de dois novos “greens”, uns dos quais sobre o desenho e preparação do celebre arquitecto Mackenzie Ross. O buraco 1, dividido por uma estrada e pela linha de caminhos-de-ferro que liga Porto e Lisboa, foi também modificado em 1964 num trabalho de alteração acompanhado também célebre arquitecto Frank Pennink. As visitas destes dois grandes arquitectos devem-se ao interesse que o campo do Oporto lhes despertou a quando da construção do Golfe de Vidago e do Golfe de Vilamoura (Old Course).
Em 1978 foi então concebido um novo ‘Lay Out’ com uma grande alteração dos percursos, construção de um “Driving Range” e uma nova “Club House”, tendo-se conseguido eliminar algumas das travessias de estrada que perturbavam o normal desenrolar do jogo.
Desde então tem-se vindo a melhorar as condições do campo nos “greens”, “Fairways”, “Roughs”, mantendo-se as características de um “Links”. O actual par do campo é de 71.
Nos últimos anos as diferentes direcções Oporto Golf Club têm feito um esforço por atrair novos jogadores apostando particularmente nas camadas mais jovens. Este esforço resultou na inauguração, em 2004, de um percurso de 6 buracos de “Pitch and Putt” destinado principalmente aos jogadores infantis e iniciados, com desenho do arquitecto Jorge Santana da Silva.


http://www.oportogolfclub.com

Fonte: Defesa de Espinho

Aluno da EPME é o vencedor do Programa de Bolsas de 2010 para Estudantes de Cordas da YMFE (Yamaha Music Foundation of Europe)

, 0 comentários

Etiquetas: , ,

LUIS ENRIQUE CORREIA , aluno da EPME (Escola Professional de Música de Espinho), foi o grande vencedor do Programa de Bolsas de 2010 para Estudantes de Sopro da YMFE (Yamaha Music Foundation of Europe)

As provas finais realizaram-se no dia 25 de Fevereiro, nas instalações do Conservatório Nacional de Música do Porto e teve como júri:


Suzana Lidegran– Professora de Violino do Conservatório de Música do Porto
José Manuel Pinheiro – Professor de Acústica Musical e Assessor da Direcção do Conservatório de Música do Porto
Emanuel – professor de Violino na Orquestra Sinfónica do Norte.

Os concorrentes demonstraram um nível bastante elevado, e o júri teve a sempre difícil tarefa da atribuição da bolsa aos finalistas que se apresentaram a concurso:


DIOGO MORAIS DE ALMEIDA – ESMAE Escola Superior de Música.
SOFIA LEANDRO FERREIRA – Universidade de Aveiro
LUIS ENRIQUE CORREIA S, MOTA– Escola Professional de Música de Espinho
Manuel M. de Moura Academia de Música de Lisboa.

A vencedor recebeu uma bolsa, no valor 2.000 € que tem como objectivo cobrir as despesas de 1 ano escolar. O seu valor, em dinheiro, deverá ser utilizado para um fim relacionado com o progresso e aperfeiçoamento dos estudos. Só nos resta desejar boa sorte a todos, e um grande futuro musical a todos os que participaram no Programa de Bolsas, e daremos notícias em breve para o Programa de Bolsas de 2011.

Fonte: Yamaha Portugal

Zé Pedro dos “Xutos e pontapés” no FEST a 20 de Junho

, 0 comentários

Etiquetas: , , ,

Na abertura da sexta edição do FEST, a organização deu “carta branca” a Zé Pedro dos “Xutos e Pontapés”. O conjunto de iniciativas a realizar no Domingo de 20 de Junho inicia-se pelas 16:30 horas prosseguindo pela noite dentro…
“Foi com enorme honra e prazer que recebi o convite para escolher um filme que abrisse, este ano, o festival do cinema de Espinho. Pensei logo num filme musical, que me tivesse marcado. Woodsctock foi o que mais vezes vi e o que mais me marcou. O facto de ter feito 40 anos no ano passado também pesou na minha decisão.”
As palavras são de Zé Pedro que, “ pelo simbolismo musical, cinéfilo e social” do FEST, convidou 3 amigos – Álvaro Costa, Tino Navarro e Joaquim Leitão – “ para uma conversa, sem nenhuma nostalgia, ao fim de tarde.”
Entretanto… “ muito obrigado pelo convite, espero que seja de agrado da maioria!”
Eis o programa da “ carta branca” a Zé Pedro ( Xutos e Pontapés), a propósito da “ iniciativa global” intitulada “ geração Woodsctok” : 16:30 horas – após 40 anos de Woodsctok, debate num contexto cinematográfico, musical, político e social, com Zé Pedro (músico), Álvaro Costa (jornalista, critico de cinema e musica), Tino Navarro (produtor), Joaquim Leitão (realizador) e Filipe Pereira (director do FEST).
21 horas – filme “Woodstock, 3 Days of Peace and Music“(versão integral), do realizador Michael Wadleight.
Meia-noite – sessão oficial de abertura do FEST com Filipe Pereira e Zé Pedro e “ Woodstock ao vivo”, tocando por portugueses, no Doo Bop, com a presença de Zé Pedro e outros. E ainda passagem de “ DVD” extras do Woodstock.


Fonte: Defesa de Espinho

“Alameda” entre a rua 8 e a avenida 8 de Junho a Setembro

, 0 comentários

Etiquetas: , ,

Muito se tem dito e escrito (de vários ângulos e pontos de vista) sobre o passado, o presente e o futuro daquela parcela do perímetro central urbano onde a linha ferroviária impunha-se como um separador dos acessos à beira–mar.
“ Entendemos que se trata de um espaço nobre da cidade e do qual os espinhenses e aqueles que nos visitam não podem ficar privados dele usufruírem.”
Sendo assim, Pinto Moreira revela que “durante os meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro vamos desenvolver naquele espaço um conjunto de actividades que voltará a dar vida local.”
Daí a intervenção provisória num espaço onde “teremos vários equipamentos: skate park, parque infantil, ringues desportivos, ecrã gigante para acompanhar o Mundial de futebol, praça de alimentação, palco para realização de animação diária, etc.”
O presidente da Câmara Municipal de Espinho levanta um pouco o véu da programação que ira reactivar o espaço superior/exterior do túnel. “ o programa que temos em elaboração vai preencher os meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro e tem como objectivo animar o espaço com actividades todos os dias. Durante os meses de Junho e Julho o destaque vai, naturalmente, para o acompanhamento do Mundial de Futebol. No entanto, durante esse período haverá ainda espaço para desenvolver um programa de animação paralelo dedicado aos países participantes no Mundial de Futebol. Findo o campeonato do Mundo haverá espaço para as nossas colectividades, para os nossos artistas subirem ao palco e abrilhantarem o espaço. Já em Setembro desenvolveremos a festa em honra da Nossa Senhora da Ajuda naquele local.”
Entretanto, a época balnear aproxima-se mas como se empunha decorre a obra da defesa da costa litoral…
“ É uma obra absolutamente necessária e cuja execução está a cumprir os prazos previstos. A obra decorre dentro daquilo que era expectável e temos a garantia de que no inicio da época balnear a obra, no centro da cidade, está concluída. Continuara a sul, no esporão a seguir à Capela de S. Pedro.”

Fonte: Defesa de Espinho